domingo, 16 de dezembro de 2012

Lição 55: Emprego dos pronomes En e Y



Emprego dos pronomes En e Y

En significa disso, daí, dele, deles, dela, delas e emprega-se também para evitar a repetição de um substantivo precedido de um artigo partitivo.


As-tu reçu des lettres? – oui, mon ami, j’en ai reçu.
Você recebeu algumas cartas?  - sim, meu amigo, eu tenho recebido (algumas delas = cartas).

Y significa a isso, a esse lugar (aí), nisso, nele, nela, nesse lugar (aí, lá).

Serez-vous au spectacle?  - oui, monsieur, j’y serai.
Você estará no espetáculo? – sim, senhor, eu estarei lá.

En e Y colocam-se também antes do verbo, e, sendo este um tempo composto, antes do auxiliar, porém depois dos outros pronomes pessoais. Concorrendo ambos os pronomes juntos, Y prece En.

J’emprunterai de l’argent; car j’en ai (tempo compsoto – auxiliar) besoin, et je n’en ai plus.
Eu pedi o dinheiro emprestado; porque eu preciso dele, e eu não tenho mais (dele)

Il y en avait six, et elles restaient trente ans dans leur temple;
Havia lá nesse lugar seis, e elas permanceceram trinta anos em seu templo;

Nenhum comentário:

Postar um comentário